Pular para o conteúdo

Relanção da obesidade em adolescentes

Relanção da obesidade em adolescentes

Obesidade em adolescentes é um problema que vai além dos nossos olhos. É uma razão importante para a exclusão social, além de ter um impacto indiscutível na saúde. Felizmente, o apoio familiar adequado e uma mudança no estilo de vida podem ajudar a evitar esse problema!

A adolescência pode ser um estágio difícil para muitos jovens. Várias mudanças no corpo ocorrem durante esse período e causam várias emoções no adolescente. O sobrepeso ou a obesidade podem ter um impacto significativo no bem-estar psicológico e físico, daí a importância de prevenir o problema em adolescentes. É aqui que entra em cena o apoio da família, e a luta contra a obesidade deve ser um assunto de família e não de uma única pessoa!

Causas da obesidade

Um problema de saúde pública, a obesidade é uma realidade vivida por cerca de um em cada cinco canadenses. Esse número aumenta para cerca de um em cada dois canadenses quando o número de canadenses acima do peso (sobrepeso) é levado em consideração.

O problema da obesidade geralmente começa bem antes da idade adulta. De fato, estima-se que cerca de um terço dos adolescentes canadenses com idade entre 12 e 17 anos são obesos ou com excesso de peso. Apesar da relativamente estável frequência de obesidade nos últimos três anos, o número de adolescentes canadenses obesos triplicou entre 1978 e 2004.

O estilo de vida de hoje certamente contribui para a obesidade entre os jovens. O advento dos videogames e computadores promoveu um estilo de vida sedentário. Além disso, os alimentos industrializados de alto teor calórico são facilmente acessíveis e consumidos por muitos adolescentes; Eles são outro fator importante na obesidade hoje em dia.

Prevenção da obesidade na adolescência 

A obesidade observada na adolescência tende a persistir na idade adulta, ou seja, os adolescentes obesos freqüentemente se tornam adultos obesos.

As consequências da obesidade são bem conhecidas. Aqui estão alguns deles:

  • Câncer;
  • osteoartrite;
  • diabetes;
  • doenças cardiovasculares (hipercolesterolemia, hipertensão, insuficiência cardíaca, etc.);
  • asma;
  • isolement social;
  • baixa autoestima;
  • custos significativos para o sistema de saúde;
  • morte prematura.

Os hábitos de vida adquiridos durante a infância ou adolescência tendem a ser mantidos ao longo da vida. A prevenção da obesidade deve, portanto, ser feita o mais rápido possível!

Açao!

Os pais são os melhores exemplos para seus filhos. Adote hábitos familiares saudáveis ​​e veja o impacto dessas mudanças na sua saúde e nas pessoas ao seu redor.

Aqui estão algumas dicas:

  • Tenha uma dieta saudável e equilibrada. 
    Descubra novos alimentos saudáveis ​​e desfrute de novas receitas!
  • Ofereça ao seu adolescente lanches saudáveis. 
    Seu adolescente está com fome de um leão? Ofereça lanches saudáveis, como legumes ou nozes. Evite comprar junk food e doces.
  • Coma juntos. 
    É ao redor da mesa que tudo acontece! Aproveite esta oportunidade para reunir todos e compartilhar momentos agradáveis.
  • Incentive seu filho a fazer uma atividade física que ele goste. 
    Seu filho adolescente não gosta de esportes? Descubra juntos uma atividade que poderia agradá-lo. Qualquer que seja seu desempenho, mostre que você está orgulhoso do que ele faz.
  • Entre na família e redescubra os benefícios da atividade física. 
    Transforme o exercício físico em momentos de diversão em família.
  • Ouça o seu filho adolescente e apoie-o em tempos difíceis. 
    Lembre-se de que a saúde emocional é uma parte importante da saúde geral do adolescente.

A adolescência não significa necessariamente junk food. É um período de crescimento que provoca uma mudança no apetite, além de ser um período de grandes mudanças físicas. A adolescência pode levar à obesidade ou a outros distúrbios alimentares se precauções não forem tomadas. O apoio da família é a principal maneira de ajudar a evitar esses problemas e orientar o adolescente nesse difícil momento de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *